19 de mai. de 2010

PRÉ-CONCEITO

Pré: Julgar algo, ou alguém antes de te-la conceituado!
Conceito: Definição de alguém seja pela qualidade ou pela falta de qualidade da pessoa. - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Ter uma ideia pré-concebida em relação a algo ou alguém com o qual não se conhece. Analisar aquilo que não se sabe. Tirar conclusões e defeitos do diferente.
Pré-conceito...
Muitas vezes discriminamos aquilo que não conhecemos, fazemos um pré-julgamento daquilo que não sabemos. Nos afastamos daqueles que são apontados como diferentes.
Quando se fala em pré-conceito, fala-se de um conceito tirado daquilo que não temos conhecimento. É como dizer que odiamos jiló sem nunca termos provado. Dizemos que odiamos porque a maioria das pessoas nos dizem isso.
Quando conhecemos alguém e de inicio percebemos, ou essa pessoa nos diz de imediato possuir algo considerado errado, diferente perante a sociedade. Com um pré-conceito em relação a essa diferença, nos afastamos sem darmos chances para essa pessoa nos mostrar quem realmente ela é.
Quando conhecemos e nos identificamos com alguém, logo iniciamos uma amizade. Porém se essa pessoa se mostra diferente em algum ponto considerado errado perante os outros, nos afastamos dela. As vezes não queremos isso, gostamos da pessoa como ela é, porém o medo de sermos igualados e ela perante a sociedade, medo de nos excluírem também; faz com que nos afastamos dela mesmo contra nossa vontade. Quando não nos afastamos, passamos a evitar qualquer contato público com ela. Poucas são as pessoa que seguem com a amizade sem maiores problemas.
O pré-conceito deveria ser algo banido da sociedade, deveria ceder lugar apenas para o conceito. Porque o conceito surge quando damos oportunidade para o diferente se mostrar e nos provar que estávamos errados em temos pré-conceito.
Antes de julgarmos algo, precisamos conhecê-lo.
Um livro nunca pode ser julgado pela capa.
Se as pessoas mentem sobre algo que são ou acreditam, é devido ao medo que tem das reações que essas afirmações e crenças irão causar.

LINKS RELACIONADOS À POSTAGEM




JONATAS SILVA MACEDO

4 de mai. de 2010

Diversidade, sim! Violência, não!

Diversidade sim, violência não!

" Temos o direito de ser iguais sempre que as diferenças nos inferiorizam. Temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza." - Boaventura Santos – Sociólogo Português.
" É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar na verdade não há..." - Pais e Filhos (Legião Urbana - Composição: Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá).

 
Tição, pobretão, pixain , viadinho, baiano, loura burra, negrinho do pastoreiro, branquelo azedo, sapatão... Você ja reparou o quanto rola de pré-conceito, racismo e discriminação nas nossas conversas, piadas, programas de rádio e tv?
Algumas pessoas tem grandes dificuldades em aceitar as diferenças alheias... Por que muitas vezes pensamos que só nossos gostos, modo de pensar, ser e agir são os certos? Por que quando alguém diz que estamos errados em sermos da forma que somos, nós logo mudamos, para nos encaixarmos no padrão popular? Sentimos a necessidade de sermos aceitos, porém nem sempre estamos dispostos a aceitar... Ninguém é igual a ninguém... Todos temos identidades próprias... Cada ser humano é único, e o seu modo de ser e viver também... Se alguém diz que algo é errado, discordamos até uma população maior confirmar que é mesmo errado. Quando isso acontece juntamo-nos a eles... A opinião dos outros vale mais que nossa... As sugestões impostas pela sociedade, são as que acatamos... Conviver com o diferente nem sempre é o problema. Muitas vezes o problema está no medo que temos em relação ao que as outras pessoas vão pensar ou falar sobre essa convivência. A sociedade impõem um padrão de beleza, de gosto, de lazer, de conviver e nós acatamos. Procuramos ser o mais parecido possivél com essas imposições. E quando não conseguimos, lutamos para sermos aceitos. Porém não aceitamos os outros. Aceitar o diferente, torna-se mais fácil, quando a diferença dele é igual ou parecida com a nossa. Aceitamos com mais facilidade quando já tivemos ou convivemos com uma diferença igual a dele. Os nossos defeitos são fáceis de aceitar e conviver. Os dos outros não. O ser humano é egoísta... O ser humano é influenciado... O ser humano tem medo de ser diferente, medo de ser rejeitado... O ser humano não tem medo ou pudor em rejeitar... Acatamos as odens e imposições da sociedade, porque nós fazemos parte dela. Se aceitarmos, respeitarmos e convivermos com a diferença, a sociedade também o fara. Nós somos a sociedade. Nós podemos mudar...    

... Seja feliz do jeito que você é...não mude sua rotina pelo o que os outros exijam de você ... Simplesmente viva de acordo com o seu modo de viver... Bob marley

LINKS RELACIONADOS À POSTAGEM